« Home | O Bom, o Mau e o Sonolento, por Diogo Santos » | Curtas-metragens de filosofia » | Deliciosas Lições de Vida » | Vectores/Conceitos » | Auditoria 2 » | Magia... » | A Queda! » | A Última Fantasia, por Luís Rodrigues » | O que eu quero ser quando sou eu » | "Curta" Explicação » 

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Três perspectivas sobre Blade Runner



Há filmes de excepção devido ao elevado número e tipo de problemas que levantam, sejam estritamente filosóficos ou nem por isso. Blade Runner, de Ridley Scott, parece ser um desses casos, tal o número e a força das questões que tenta expor e discutir. Por isso, e por muito mais, decidimos oferecer três perspectivas sobre o filme e o seu conteúdo, quer estético quer filosófico. Esta abordagem tripartida terá como objectivo oferecer três diferentes análises do filme, quer na temática analisada quer no conteúdo dessa temática. Espera-se assim conseguir um resultado final esclarecedor e interessante; mas, como quase sempre em filosofia, parcial e sujeito a reformulação.
-
Assim sendo, informamos da publicação do primeiro ensaio, ensaio esse a cargo de Pedro Sargento, já no decorrer da próxima semana. O Pedro abordará prioritariamente questões estéticas no filme e levantadas pelo filme, dando primazia aos seus matizes imagéticos escuros e negros (negrumes) intencionais (ou talvez não). A isto juntará certamente outras questões da província da estética, área em que é especialista e se sente como peixe na água.
-
O segundo ensaio, a apresentar na semana seguinte (segunda de Dezembro) estará a cargo de Luís Rodrigues. Nesse ensaio serão abordadas principalmente duas questões, pertencentes às províncias da Metafísica e da Filosofia da Mente, são elas: 1) a questão da Identidade Pessoal e 2) a questão da Consciência-de-Si (o sentimento de si). Estas são, julgamos, questões pertinentes abordadas pelo filme; que, assim, merecem ser estudadas no seu âmbito.
-
O terceiro e último ensaio, da responsabilidade de Diogo Santos, será apresentado na terceira semana de Dezembro. Sobre esse ensaio sabemos apenas que o Diogo se prepara para apresentar nele agradáveis surpresas filosóficas (talvez sobre política e antropologia, talvez não), e possivelmente uma conclusão - não necessariamente partilhada ou vindicada pelos outros analistas - quanto ao teor e qualidade do filme.
-
Convidamos, pois, os nossos habituais visitantes – e não só – a estarem atentos aos lançamentos dos ensaios, comprometendo-nos desde já a fazer tudo que esteja ao nosso alcance (filosófico) no sentido de oferecer perspectivas de qualidade e esclarecedoras sobre o filme.
-
Os editores

E-mail this post



Remenber me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...

|

Filmes

13th Floor

2001 Space Odissey

Apocalipse Now

Avalon

Batman

Before Sunrise

Blade Runner (1ª - Pedro)

Blade Runner (2ª - Luís)

Blade Runner (3ª - Diogo)

Charlie & Choco Factory

Contact

Crash

David Gale (1ª - Luís)

David Gale (2ª - Diogo)

David Gale (3ª - Luís)

Der Untergang (A Queda)

Donnie Darko (1ªLuís)

Donnie Darko (2ªLuís)

Donnie Darko (3ªPedro)

Donnie Darko (4º Diogo)

Equilibrium

Fight Club

Final Fantasy

Goodbye Lenin

Harry Potter

Impostor

Ladrões de Bicicletas

Laranja Mecânica

Last Days

Memento

Metrópolis

Munich

One Flew Over The Cuckoo's Nest

Othello

Pulp Fiction

Rashomon

Star Wars (Diogo)

Star Wars (Luís)

The Assassination of Richard Nixon

The Bad Sleep Well

The Corpse Bride

The Final Cut

The Graduate

The Island

Throne of Blood

The Matrix (Luís)

The Matrix (Diogo)

Van Helsing

V For Vendetta!

Zorro

Entrevistas

 

Desidério Murcho (PDF)