« Home | Blade Runner, (ex)tensões do Negro, por Pedro Sarg... » | E se o Homem não fosse um Mito? » | Em Auditoria... » | O que devemos ser quando somos filósofos... » | Editorial de Dezembro » | (O Que Eu Quero Ser) Quando For Filósofo » | Curtas-metragens de filosofia » | O que eu não quero ser quando sou filósofo » | Três perspectivas sobre Blade Runner » | O Bom, o Mau e o Sonolento, por Diogo Santos » 

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Cruel(a)! e demasiado real…


Quem não se recorda dos 101, agora 102, Dálmatas? Se bem se lembram, aparecia nessa maravilhosa fábula uma senhora muito má, sugestivamente chamada “Cruela”, disposta a matar os lindos canitos para os esfolar e fazer deles estolas e casacos de pele, tudo para satisfazer o seu egoísmo e a sua vaidade. Pois bem, se se lembram, no filme tudo acaba por correr pelo melhor: os 101 canitos são salvos por uma “comunidade” de pessoas e animais que ajudam os pais dálmatas a tirá-los das garras dessa aberrante mulher. Talvez ainda nos lembremos da sensação de alívio que sentimos, quando crianças, à saída do cinema. Ufa! Suspirávamos baixinho, como se nos tivessem tirado um enorme peso de cima dos ombros. Pensávamos, escondendo um inconfessado sentimento de impotência, no terrível que teria sido se a Cruela tivesse conseguido levar por diante os seus intentos, e no desastroso que seria não fazermos nada para evitá-lo. Agora, à distância de muitos anos, esquecemos a valiosa lição. Mas, mais do que nunca está na hora de recordá-la e, mais do que nunca, está a na hora de contribuir activamente para defender a vida e a dignidade dos animais. Como? Leiam por favor o parágrafo que se segue.
-
O que vou dizer não é novo, mas é extremamente agoniante. Sabia-se já há muito tempo que especialmente os chineses, mas não só, têm por hábito esfolar cães e gatos vivos para vender as suas peles. Um conhecido programa da CNN apresentou recentemente terríveis imagens de cães e gatos que, confiando nas pessoas (domesticados), são brutal e inexplicavelmente esfolados vivos com a estúpida, fútil e inqualificável, finalidade de comercializar as suas peles e os seus pêlos,ie., para fazer casacos e outros artigos de vestuário que são vendidos no ocidente sob etiqueta, supostamente falsa, de conhecidas marcas de vestuário (ocidentais). Estes são actos a todos os níveis repulsivos e repudiáveis, tanto mais que, por questões de ganância económica e herança cultural, o tráfico é consentido e mesmo incentivado pelo governo chinês. Como é facilmente compreensível, não é viável atacar o comércio chinês e impor-lhes sanções ou coisa do género. Então, que fazer? Há duas formas de contribuir para acabar com a atrocidade: ou politicamente, campo em que estão a ser impostas restrições às importações pelos EUA e pela UE, ou individualmente, NÃO COMPRANDO QUALQUER TIPO DE PELE ANIMAL OU ARTIGOS DE VESTUÁRIO FEITOS À BASE DE PÊLO ANIMAL, evitando em paralelo a compra de peles sintéticas com origem duvidosa. Com isto estará a contribuir activamente para pôr um fim, progressivo, é certo, à atrocidade: não havendo procura deixa de haver razão para produzir, é uma velha lei do mercado que pode ser muito útil. Não compre, pois, peles para satisfazer a sua vaidade - ou a de outros - neste Natal, nem nunca mais. Se duvida do que digo, faça uma busca na internet e veja as fotografias das atrocidades que se cometem contra os animais em nome da ganância, do lucro fácil e da vaidade.
-
Hoje em dia já não necessitamos de esfolar animais para nos protegermos com as suas peles ou pêlos do calor, do frio, da chuva ou da neve. Temos uma longa história de maltrato e da mais profunda maldade para com bichos que, além de confiarem em nós, são impotentes para combater a nossa capacidade de os explorar ou abater. Todos devemos contribuir activamente para cessar a agonia de seres sensíveis ao sofrimento e à dor. Todos nós temos a obrigação moral de o fazer. Ajudem a parar os Cruéis e as Cruelas deste mundo! Digam não ao assassínio e tratamento ignóbil dos animais. Não compre produtos animais se desconfiar que na origem desses produtos esteve uma atitude inumana para com eles.
-
Luís Rodrigues
(também a pedido do Sócrates, um Pointer amigo do seu amigo)

E-mail this post



Remenber me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...

|

Filmes

13th Floor

2001 Space Odissey

Apocalipse Now

Avalon

Batman

Before Sunrise

Blade Runner (1ª - Pedro)

Blade Runner (2ª - Luís)

Blade Runner (3ª - Diogo)

Charlie & Choco Factory

Contact

Crash

David Gale (1ª - Luís)

David Gale (2ª - Diogo)

David Gale (3ª - Luís)

Der Untergang (A Queda)

Donnie Darko (1ªLuís)

Donnie Darko (2ªLuís)

Donnie Darko (3ªPedro)

Donnie Darko (4º Diogo)

Equilibrium

Fight Club

Final Fantasy

Goodbye Lenin

Harry Potter

Impostor

Ladrões de Bicicletas

Laranja Mecânica

Last Days

Memento

Metrópolis

Munich

One Flew Over The Cuckoo's Nest

Othello

Pulp Fiction

Rashomon

Star Wars (Diogo)

Star Wars (Luís)

The Assassination of Richard Nixon

The Bad Sleep Well

The Corpse Bride

The Final Cut

The Graduate

The Island

Throne of Blood

The Matrix (Luís)

The Matrix (Diogo)

Van Helsing

V For Vendetta!

Zorro

Entrevistas

 

Desidério Murcho (PDF)