Partidas Imortais de Xadrez (no cinema) II
No seguimento dos três textos que apresentamos sobre o filme Blade Runner (podem encontrá-los aqui: o primeiro, o segundo, o terceiro) vamos agora fazer referência à partida de Xadrez que nele aparece. Esta partida, jogada no século XIX entre Adolf Anderssen (Brancas) e Lionel Kieseritzky (Pretas), ficou conhecida por The Immortal Game, em honra da mestria técnica nela presente, bem como da sua incrível beleza. No filme, o Replicant Roy usa a sua prodigiosa capacidade de raciocínio para desenvolver uma variação que intriga o seu criador, Tyrell, ao ponto deste se dispor a discuti-la a meio da noite com um seu engenheiro genético, J.F. Sabastian, subjugado por Roy. Na conhecida cena do elevador a caminho da casa de Tyrell, Sebastian sugere, a mando de Roy, a famosa variação final do Immortal Game (lance 22), um tremendo sacrifício de rainha que força o xeque-mate. Mas basta de conversa fiada, vamos ao que importa: as magistrais jogadas desta fabulosa e eterna partida de xadrez.
Immortal Game
Lugar : Londres
Data: 1851
-
Brancas Adolf Anderssen
Pretas Lionel Kieseritzky
-
Abertura: King's Gambit, C33
.
1. e4 e5
.
2. f4
Isto é o Gâmbito de Rei: anderssen oferece o seu peão à troca de um rápido desenvolvimento. Apesar de esta abertura ser comum no século XIX, é menos comum hoje-em-dia, pois as pretas conseguem frequentemente equilibrar o desenvolvimento, e, portanto, as brancas perdem material.
2...exf4
Kieseritsky aceita o Gâmbito e assim esta variante é chamada Gâmbito-de-Rei-Aceite.
3. Bc4 Qh4+
O lance de Kieseritsky vai forçar Anderssen a mover o seu Rei, e Anderssen não vai conseguir fazer Roque. Mas este lance também deixa em perigo a rainha de Kieseritsky, fazendo com que este perca tempo a protegê-la.
Posição apôs 4... b5?
.
4. Kf1 b5?
5. Bxb5 Nf6
.
6. Nf3
Isto é um lance típico de desenvolvimento, mas o cavalo ataca agora a rainha preta, forçando as pretas a protegerem-se em vez de prosseguirem o seu desenvolvimento.
6...Qh6
.
7. d3
Com este lance, as brancas solidificam o seu controlo sobre o centro do tabuleiro, uma posição crítica.
7...Nh5
Este lance ameaça Ng3+, e o cavalo passa a proteger o peão em f4; mas tmabém desloca o cavalo para uma posição precária no extremo do tabuleiro, uma posição onde por norma os cavalos são mais fracos.
8. Nh4 Qg5
.
9. Nf5 c6
Isto simultaneamente desprende (unpins, um temro técnico do xadrez) o peão de rainha e ataca o bispo. Contudo, alguns sugeriram que 9.... g6 teria sido bem melhor, pelo menos para lidar com um cavalo “zaragateiro”.
.
10. g4 Nf6
.
11. Rg1!
Isto é um sacrifício vantajoso. Se as pretas aceitam, a sua rainha será deslocada da acção, dando às brancas vantagem no desenvolvimento.
11.... cxb5?
Huebner acredita que isto foi o principal erro das pretas; isto ganha material, mas perde no desenvolvimento até ao ponto em que o rápido desenvolvimento das brancas permites-lhes montar uma ofensiva. Huebner recomenda 11. ...h5.
12. h4!
O cavalo branco em f5 protege o peão que ataca a rainha preta.
12...Qg6
.
13. h5 Qg5
.
14. Qf3
Anderssen dispõe agora de duas ameaças:
Bxf4, o que entala a raínha preta (que fica sem qualquer lugar seguro para onde se mover),
e5, que iria atacar o cavalo preto em f6, enquanto possibilita simultaneamente um ataque da rainha branca à desprotegida torre em a8.
14...Ng8
Isto trata das ameaças, mas atrasa ainda mais o desenvolvimento das pretas – A única peça das pretas que não está agora no seu local de partida é a rainha, que está quase a ser perseguida, enquanto as brancas controlam grande parte do tabuleiro.
15. Bxf4 Qf6
16. Nc3 Bc5
Um lance normal de desenvolvimento das pretas, que ataca a torre em g1.
17. Nd5
Anderssen contra-ataca. Este lance ameaça Nc7, que iria “forquilhar” (fork) o rei e a torre. Richard Réti recomenda 17. d4…18.Nd5, o que resultaria em vantagem para as brancas.
.
17...Qxb2
As pretas ganham um peão e ameaçam ganhar a torre em a1, dando cheque às brancas no processo.
18. Bd6!!
Um lance brilhante. O seu principal objectivo é desviar a rainha preta da diagonal a1-h8. Agora as pretas não podem jogar 18...Bxd6? 19.Nxd6+ Kd8 20.Nxf7+ Ke8 21.Nd6+ Kd8 22.Qf8++
As brancas oferecem o sacrifício das suas duas torres com este lance. Huebner diz que desta posição há pelo menos três lances ainda melhores que Bd6: d4, Be3, ou Re1, que ou conduzem a posições muito fortes ou mesmo ao xeque-mate sem qualquer necessidade de ulteriores sacrifícios de material. Garry Kasparov salientou que o mundo do xadrez teria perdido uma das suas “jóias da coroa” se o jogo tivesse continuado desta maneira nada espectacular. Este movimento não é de facto nada habitual, porque as brancas abdicam (tem que abdicar de…) bastante material.
18... Bxg1?
É deste lance que deriva a derrota das pretas. Wilhelm Steinitz sugeriu em 1879 que melhor teria sido 18... Qxa1+; likely moves to follow are 19. Ke2 Qb2 20. Kd2 Bxg1.
19. e5!
.
Isto sacrifica a outra torre branca. Mais importante ainda, isto previne a rainha das pretas de proteger o peão em g7 – de facto, a rainha preta não conseguirá agora recuar de forma a conseguir defender o seu rei. Põe em marcha um ataque perigoso: 20. Nxg7+ Kd8 21. Bc7#.
19...Qxa1+
.
20. Ke2
Chegados a este ponto, as pretas deixaram de ter ataque. A sua rainha e um bispo estão na última fila, mas não conseguem montar um ataque imediato às brancas, enquanto estas podem arrasar tudo à sua frente. De acordo com Bill Wall, Kieseritzky resignou neste ponto. Huebner nota que um artigo de Friedrich Amelung no jornal Baltische Schachblaetter, 1893, dá conta que Kiesertizky jogou provavelmente 20... Na6, mas que então Anderssen disse os lances que conduziriam ao mate. Seja como for, suspeita-se que estes últimos lances que se seguem não foram realmente jogados no tabuleiro original.
20...Na6
Este lance foi provavelmente feito para criar oposição a 21. Nc7, o que faria uma forquilha ao rei e torre das pretas, e evita que o bispo ocupe c7como parte de um ataque para mate. Mas as brancas têm outro ataque perigoso disponível: 20...Ba6 teria sido uma tentativa muito melhor.
.
21. Nxg7+ Kd8
.
22. Qf6+
Isto é um sacrifício de rainha. As pretas não podem deixar de capturar.
22...Nxf6
.
23. Be7# 1-0
.
---------------------------------------------------
Perante isto, só me ocorre uma palavra: Fantástico!
.
Boas jogadas!
.
Luís