Partidas Imortais de Xadrez (no cinema)
[Site "Discovery 1"]
[Date "2001"]
[Round ""]
[White "Frank Poole"]
[Black "HAL 9000"]
[Result "0-1"]
No filme de Stanley Kubrick, 2001 Odisseia no Espaço, (1968), o super computador Hall 9000 e o Astronauta Frank Poole jogam uma partida de Xadrez a quando da sua viagem a caminho do planeta Júpiter. Apesar de no filme só aparecerem alguns lances finais do jogo, este foi agora reconstruído desde o início. Frank e Hall jogaram sem dúvida a Abertura Ruy Lopez-Morphy. Eis os lances:
1. e4 e5
2. Cf3 Cc6
3. Bb5 a6
4. Ba4 Cf6
5. O-O Be7
6. Qe2 b5
O Worrall-ataque, em vez do usual 6. Re1. A ideia é usar melhor a torre do rei em d1, mas a pretas têm outros planos.
7. Bb3 O-O
8. c3 d5
Isto é um convite para jogoar uma variante do “Gambito-Marshall”, que é normalmente utilizado contra 6. Re1. E aqui está, ainda mais porque a Rainha branca está numa posição vulnerável.
9. exd5 Cxd5
Mais sensato teria sido 9. d1, aguentado o ponto sólido e4
10. Cxe5 Cf4
Este lance "in-between" aproveita o facto da rainha estar vulnerável para ganhar tempo e, logo, vantagem.
11. Qe4 Cxe5
12. Qxa8 Qd3
Com três peças para capturar, nenhuma é bom negócio: 12 Qxf4 permite ao outro cavalo introduzir-se em d2, com subsequente ganho de tempo, e para o Peão preto ter óptimas perspectivas e um inimigo cada vez mais restringido. Impedindo a rainha branca de recuar para o último reduto seguro em e4, acelerando o centro branco e abrndo caminho para o ataque do Bispo no próximo lance. As brancas estão tramadas!
13. Bd1 Bh3
Que mais seria razoável?...Talvez Qa7. Mas então, Cf3 + 14. gxf3 e mate na sequência de 15. Ce2+ Kg2 16 Bh3 +. Claro! A rainha branca poderia jogar prosaicamente para a7, mas o resultado seria o mesmo.
14. Qxa6 Bxg2
O filme pega no jogo a partir deste ponto
Frank: "Anyway, Queen takes Pawn, okay."
HAL: "Bishop takes Knight's Pawn."
15. Re1 Qf3
Frank: "What a lovely move. Rook to King one."
HAL: "I'm sorry Frank, I think you missed it: Queen to Bishop three, Bishop takes Queen, Knight takes Bishop. Mate."
Apesar de ser verdade que as brancas perderam a sua posição, não é mate em duas tal como Hall reclama. Frank tem várias opções para lá de Bxf3 que poderiam prolongar o jogo. Poderia ser este erro (de Hall) o primeiro sinal da avaria do computador? Ou será que é neste momento a que Hall começa a enganar deliberada e intencionalmente a tripulação da Discovery?
16. Bxf3 Cxf3#
Frank: "Uh, huh. Yeah looks like you're right. I resign."
HAL: "Thank you for a very enjoyable game."
Frank: "Yeah. Thank you."
0-1
(Fonte: ChessMaster 8000)
Uma Máquina não se “engana”, nem tenta intencionalmente enganar o seu oponente. Se Hall tem o propósito de iludir Frank, como fica explícito no jogo e nas falas, é porque Hall adquiriu algo da humanidade de cada homem, a saber, a intencionalidade e a emotividade (e a vontade de vencer consciente?) Será que Hall transpôs as fronteiras do mero processamento de informação e, graças à sua consciência de si e dos outros, se transformou em algo mais que uma máquina? Será que Hall 9000 é agora mais “humano” que os seus próprios companheiros de viagem? Como conseguirá ele acolher essa humanidade? Como será o seu comportamento ético? Estará ele à altura das responsabilidades? Humm… Levanto o véu? Ok! Saber jogar xadrez, ser intencional e emocional, não faz de um computador humano, ou seja, por muito que emule - e bem - todas as propriedades de um ser humano, e.g., tentar enganar o adversário, o Hall não é um ser humano. É que Hall não sabe perder, nem desfruta a vitória, nem considera a importância da vida humana (por oposição aos fins a que se propôs ou para que foi programado). Mas isso já é outro assunto…
trailler 2001 Odisseia no Espaço