« Home | Divulgação: » | Entrevista com Filósofo Português » | Editorial de Janeiro, por Pedro Sargento » | Auditoria » | Se Isto é Um Homem » | 2001 Odisseia no Espaço, por Tiago Teixeira » | Curtas-metragens de filosofia (explicação) » | Motivação para fazer mais e melhor... » | Curtas-metragens de filosofia » | O Génio não se aprende... » 

domingo, janeiro 08, 2006

Partidas Imortais de Xadrez (no cinema)

Damos hoje início a uma série de entradas (não sei quantas ao certo) sobre jogos de Xadrez imortalizados pelo - e no - cinema, nomeadamente em filmes clássicos, mas não só. Iniciaremos a digressão pegando nesse jogo fantástico entre Frank Poole e Hall 9000, imortalizado por 2001 odisseia no espaço.
Depois de um breve preâmbulo pelos lances capitais, daremos asas a um devaneio interpretativo, próprio de quem ama o jogo e a arte subjacente (quer ao jogo quer ao filme).
.
[Site "Discovery 1"]
[Date "2001"]
[Round ""]
[White "Frank Poole"]
[Black "HAL 9000"]
[Result "0-1"]
.
No filme de Stanley Kubrick, 2001 Odisseia no Espaço, (1968), o super computador Hall 9000 e o Astronauta Frank Poole jogam uma partida de Xadrez a quando da sua viagem a caminho do planeta Júpiter. Apesar de no filme só aparecerem alguns lances finais do jogo, este foi agora reconstruído desde o início. Frank e Hall jogaram sem dúvida a Abertura Ruy Lopez-Morphy. Eis os lances:
.
1. e4 e5
2. Cf3 Cc6
3. Bb5 a6
4. Ba4 Cf6
5. O-O Be7
6. Qe2 b5
.
O Worrall-ataque, em vez do usual 6. Re1. A ideia é usar melhor a torre do rei em d1, mas a pretas têm outros planos.
.
7. Bb3 O-O
8. c3 d5
.
Isto é um convite para jogoar uma variante do “Gambito-Marshall”, que é normalmente utilizado contra 6. Re1. E aqui está, ainda mais porque a Rainha branca está numa posição vulnerável.
.
9. exd5 Cxd5
.
Mais sensato teria sido 9. d1, aguentado o ponto sólido e4
.
10. Cxe5 Cf4
.
Este lance "in-between" aproveita o facto da rainha estar vulnerável para ganhar tempo e, logo, vantagem.
.
11. Qe4 Cxe5
12. Qxa8 Qd3
.
Com três peças para capturar, nenhuma é bom negócio: 12 Qxf4 permite ao outro cavalo introduzir-se em d2, com subsequente ganho de tempo, e para o Peão preto ter óptimas perspectivas e um inimigo cada vez mais restringido. Impedindo a rainha branca de recuar para o último reduto seguro em e4, acelerando o centro branco e abrndo caminho para o ataque do Bispo no próximo lance. As brancas estão tramadas!
.
13. Bd1 Bh3
.
Que mais seria razoável?...Talvez Qa7. Mas então, Cf3 + 14. gxf3 e mate na sequência de 15. Ce2+ Kg2 16 Bh3 +. Claro! A rainha branca poderia jogar prosaicamente para a7, mas o resultado seria o mesmo.
.
14. Qxa6 Bxg2
.
O filme pega no jogo a partir deste ponto
Frank: "Anyway, Queen takes Pawn, okay."
HAL: "Bishop takes Knight's Pawn."
.
15. Re1 Qf3
.
Frank: "What a lovely move. Rook to King one."
HAL: "I'm sorry Frank, I think you missed it: Queen to Bishop three, Bishop takes Queen, Knight takes Bishop. Mate."
.
Apesar de ser verdade que as brancas perderam a sua posição, não é mate em duas tal como Hall reclama. Frank tem várias opções para lá de Bxf3 que poderiam prolongar o jogo. Poderia ser este erro (de Hall) o primeiro sinal da avaria do computador? Ou será que é neste momento a que Hall começa a enganar deliberada e intencionalmente a tripulação da Discovery?
.
16. Bxf3 Cxf3#
.
Frank: "Uh, huh. Yeah looks like you're right. I resign."
HAL: "Thank you for a very enjoyable game."
Frank: "Yeah. Thank you."
.
0-1

(Fonte: ChessMaster 8000)
------------------------------
Uma Máquina não se “engana”, nem tenta intencionalmente enganar o seu oponente. Se Hall tem o propósito de iludir Frank, como fica explícito no jogo e nas falas, é porque Hall adquiriu algo da humanidade de cada homem, a saber, a intencionalidade e a emotividade (e a vontade de vencer consciente?) Será que Hall transpôs as fronteiras do mero processamento de informação e, graças à sua consciência de si e dos outros, se transformou em algo mais que uma máquina? Será que Hall 9000 é agora mais “humano” que os seus próprios companheiros de viagem? Como conseguirá ele acolher essa humanidade? Como será o seu comportamento ético? Estará ele à altura das responsabilidades? Humm… Levanto o véu? Ok! Saber jogar xadrez, ser intencional e emocional, não faz de um computador humano, ou seja, por muito que emule - e bem - todas as propriedades de um ser humano, e.g., tentar enganar o adversário, o Hall não é um ser humano. É que Hall não sabe perder, nem desfruta a vitória, nem considera a importância da vida humana (por oposição aos fins a que se propôs ou para que foi programado). Mas isso já é outro assunto…
.
Luís Rodrigues

trailler 2001 Odisseia no Espaço

E-mail this post



Remenber me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...

|

Filmes

13th Floor

2001 Space Odissey

Apocalipse Now

Avalon

Batman

Before Sunrise

Blade Runner (1ª - Pedro)

Blade Runner (2ª - Luís)

Blade Runner (3ª - Diogo)

Charlie & Choco Factory

Contact

Crash

David Gale (1ª - Luís)

David Gale (2ª - Diogo)

David Gale (3ª - Luís)

Der Untergang (A Queda)

Donnie Darko (1ªLuís)

Donnie Darko (2ªLuís)

Donnie Darko (3ªPedro)

Donnie Darko (4º Diogo)

Equilibrium

Fight Club

Final Fantasy

Goodbye Lenin

Harry Potter

Impostor

Ladrões de Bicicletas

Laranja Mecânica

Last Days

Memento

Metrópolis

Munich

One Flew Over The Cuckoo's Nest

Othello

Pulp Fiction

Rashomon

Star Wars (Diogo)

Star Wars (Luís)

The Assassination of Richard Nixon

The Bad Sleep Well

The Corpse Bride

The Final Cut

The Graduate

The Island

Throne of Blood

The Matrix (Luís)

The Matrix (Diogo)

Van Helsing

V For Vendetta!

Zorro

Entrevistas

 

Desidério Murcho (PDF)