« Home | Auditoria » | Ponto da situação » | Resultados da Votação » | Do Desconsolo dos Filósofos, por Luís Rodrigues » | Reposição: Aliens » | Do Desconsolo dos Filósofos, por Luís Rodrigues » | Comentários!, precisam-se com urgência… » | Guilhotinas da Mente, por Luís Rodrigues » | Curtas-metragens de filosofia » | Interrogação, por Pedro Sargento » 

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Pi...tágoras


Vi no outro dia o filme Pi (1998), de Darren Aronofsky, realizador do bem melhor Requiem for a Dream. De facto, Pi não me impressionou.
Em primeiro lugar, pega-se na história do génio matemático obcecado e sofredor de múltiplas desordens psíquicas. Preencha-se metade do filme com drum n´ bass a acompanhar as crises mentais do protagonista. Repita-se uma catchy line (aquela história de olhar directamente para o Sol, quando era miúdo) até à exaustão e polvilhe-se com o chamamento da Matemática e das suas apelativas metáforas de “linguagem secreta da Natureza”, “ponto de apoio do Universo”, etc.

Matemática e Filosofia estão, obviamente, intimamente interconectadas. No entanto, desconfio bastante da ideia de que a Matemática é a chave para a compreensão do Universo. Entendo-a principalmente como uma linguagem, como um modo de dizer aquilo que nos é acessível, através da exactidão das operações com números. A Matemática, uma soberana forma de “falar” com exactidão (não necessariamente de falar verdade, na minha opinião), é então uma para-linguagem, que na representação em linhas concorrentes, paralelas ou perpendiculares (metáfora geométrica) de todas as linguagens acessíveis ao ser humano, ocupa o lugar específico de relatar o Real em traduções numéricas e operativas da nossa cognitio sensitiva.

Feito então o talvez polémico apontamento filosófico, aconselharia, dentro do mesmo tema, o bem mais convencional A Beautiful Mind (2001), do convencional Ron Howard, numa excelente interpretação de Russel Crowe e a presença, nunca de subestimar, de Jennifer Connely.
.
.
Pedro

E-mail this post



Remenber me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...

|

Filmes

13th Floor

2001 Space Odissey

Apocalipse Now

Avalon

Batman

Before Sunrise

Blade Runner (1ª - Pedro)

Blade Runner (2ª - Luís)

Blade Runner (3ª - Diogo)

Charlie & Choco Factory

Contact

Crash

David Gale (1ª - Luís)

David Gale (2ª - Diogo)

David Gale (3ª - Luís)

Der Untergang (A Queda)

Donnie Darko (1ªLuís)

Donnie Darko (2ªLuís)

Donnie Darko (3ªPedro)

Donnie Darko (4º Diogo)

Equilibrium

Fight Club

Final Fantasy

Goodbye Lenin

Harry Potter

Impostor

Ladrões de Bicicletas

Laranja Mecânica

Last Days

Memento

Metrópolis

Munich

One Flew Over The Cuckoo's Nest

Othello

Pulp Fiction

Rashomon

Star Wars (Diogo)

Star Wars (Luís)

The Assassination of Richard Nixon

The Bad Sleep Well

The Corpse Bride

The Final Cut

The Graduate

The Island

Throne of Blood

The Matrix (Luís)

The Matrix (Diogo)

Van Helsing

V For Vendetta!

Zorro

Entrevistas

 

Desidério Murcho (PDF)