« Home | Cinematia » | Fernando Gil (1937-2006) » | Voando sobre um Ninho de Cacos, por Pedro Sargento » | N.B. » | Bloguices... » | Curta-Metragem de Filosofia » | duas cenas » | Auditoria » | Do Orgulho e Ciúme, por Diogo Santos » | Curtas-metragens de Filosofia » 

quinta-feira, março 23, 2006

Curta

A curta desta semana, ainda relativa ao tema "Ética Animal", é da autoria de um dos grandes filósofos germânicos de todos os tempos: Arthur Schopenhauer. Foi escolhida por explicar muito resumidamente as razões por que os animais não-humanos não são classificados como pessoas, i.e. como sujeitos éticos.
«Eles [os animais não-humanos] só vivem no presente. (...) O animal (...) só é determinado pela impressão do momento» (A. Schopenhauer, O mundo como Vontade e Representação).
.
Ainda que a curta não seja directamente acerca de "Ética Animal", a sua interpretação, creio, tem efeitos indirectos para essa problemática. Diz-nos o filósofo que os animais vivem no instante, não são capazes de pensar além do imediato. Tal implica que a acção animal não vá também ela além do imediato. Quero com isto dizer que os animais não-humanos não podem ter intenções éticas, uma vez que isso pressuporia a capacidade de projectar as suas acções para um fim, portanto, para algo além do imediato. O que não quer dizer que a acção animal não tenha motivos para ocorrer. Por exemplo, os cães urinam normalmente no sítio onde outros cães haviam antes urinado. Tal sucede por motivos de marcação de território ou, por motivo último, devido ao instinto que possuem; no entanto, não há qualquer finalidade inerente a esse acto e, como tal, não é passível de análise ética, e isso não se deve a nenhuma peculiaridade do acto em causa, mas a certas propriedades [ou à ausência delas] presentes no autor da acção, o cão. Ora, se o animal não tem tal capacidade, as suas acções não podem ser classificadas de uma perspectiva ética, uma vez que o animal não-humano não é passível de ser agente responsável. Daí aquilo que um animal não-humano faz não lhe poder ser imputado. Por outras palavras, não pode ser sujeito ético.
.
Cumprimentos!
.
Diogo S.

E-mail this post



Remenber me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...

|

Filmes

13th Floor

2001 Space Odissey

Apocalipse Now

Avalon

Batman

Before Sunrise

Blade Runner (1ª - Pedro)

Blade Runner (2ª - Luís)

Blade Runner (3ª - Diogo)

Charlie & Choco Factory

Contact

Crash

David Gale (1ª - Luís)

David Gale (2ª - Diogo)

David Gale (3ª - Luís)

Der Untergang (A Queda)

Donnie Darko (1ªLuís)

Donnie Darko (2ªLuís)

Donnie Darko (3ªPedro)

Donnie Darko (4º Diogo)

Equilibrium

Fight Club

Final Fantasy

Goodbye Lenin

Harry Potter

Impostor

Ladrões de Bicicletas

Laranja Mecânica

Last Days

Memento

Metrópolis

Munich

One Flew Over The Cuckoo's Nest

Othello

Pulp Fiction

Rashomon

Star Wars (Diogo)

Star Wars (Luís)

The Assassination of Richard Nixon

The Bad Sleep Well

The Corpse Bride

The Final Cut

The Graduate

The Island

Throne of Blood

The Matrix (Luís)

The Matrix (Diogo)

Van Helsing

V For Vendetta!

Zorro

Entrevistas

 

Desidério Murcho (PDF)