Notas Breves sobre a Modalidade, por Diogo Santos
Avalon é um filme para o qual devemos olhar com alguma estranheza, para não dizer desconfiança. As imagens captadas do mundo real (passarei a chamar mundo R, de ora em diante), onde a protagonista, Ash (Malgorzata Foremniak), habita parecem irreais. Desde a luminosidade e a quase total ausência de cor usado no modo de filmar, até ao aspecto decadente, quase apocalíptico da realidade. É no mundo R que a narrativa da película decorre. Nesse mundo a principal fonte de entretenimento e de rendimento da população é um jogo virtual (à lá ExistenZ, para quem já viu esse filme), chamado Avalon. Ash é uma das melhores praticantes de Avalon. A sua vida, como a de grande parte das pessoas, é pautada pelo jogo; ela não tem qualquer outra conexão com a realidade que não seja o jogo. Aliás, o jogo surge como um meio de fuga da realidade, árdua, crua e complexa. Avalon, o jogo virtual consiste num jogo de guerra. O entretenimento é quase exclusivamente violência. Há diversos patamares ou níveis, sendo o mais elevado, e aquele que mais interesse desperta, o "nível real": um mundo virtual muito semelhante ao nosso. É com base neste aparato de vários mundos que gostaria de introduzir e explicar muito simplificadamente algumas noções modais básicas.
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