« Home | A Vendetta dos folhados de Salsicha » | All work and no play makes Jack a dull boy » | Das coisas boas de "estar emigrado"... » | Batman e Zorro, por Fred Sólon » | Tema de Novembro » | Renovações » | Ladrões de Bicicletas, por Pedro Sargento » | Editorial de Novembro, por Luís Rodrigues » | Barry Lyndon » | Neo-Impressionismo, por Diogo Santos » 

segunda-feira, novembro 14, 2005

Do Ócio e Seu Contrário, por Diogo Santos


The Graduate é o grande filme americano da década de 60. Nada do que até aí fora feito poderia assemelhar-se à obra-prima de Mike Nichols; tanto no que respeita ao trabalho de câmara e imagem, como no que se refere ao enredo e aos assuntos nele retratados. É suficiente uma exaustiva mirada na cena inicial do filme para perceber o que está em causa na película e o modo genial como isso é apresentado ao público. A cena em si é de uma simplicidade inaudita: o jovem Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) estanque, a ser conduzido por um tapete rolante até ao seu destino. O destino a que conduz o tapete rolante é simbolicamente uma referência ao futuro em aberto que aguarda por Benjamin. Ora, se assim é, o tapete rolante representa as circunstâncias que o conduzem até lá. Porém, o curioso de todo este aparato é a reacção - ou a ausência desta - do jovem perante a força herculiana das circunstâncias no que respeita às decisões que ele tem de tomar de forma a assegurar o seu futuro. Percebe-se de imediato o que o filme pretende: reflectir acerca do ócio. O papel de jovem recém-licenciado é ideal para essa reflexão. O importante no futuro de um jovem de classe média começa a desenhar-se a partir do fim dos seus estudos. É nessa altura que se começam a tentar concretizar projectos, ideias, sonhos. No entanto, nada disso ocupa a mente do protagonista. Com a primeira cena compreende-se a posição de Benjamin perante as adversidades - indiferença -, na cena seguinte compreende-se a pressão exercida pelo seu meio (pais e amigos destes maioritariamente) para que haja uma decisão concludente acerca do seu futuro. Todos projectam nele as mais diversas expectativas. É um ambiente claustrofóbico. A resposta do protagonista a esse ambiente é, como se pode imaginar, a inactividade. É por isso que a vida do jovem Braddock é governada pela quase completa indifierença para com os dilemas e valores ligados ao mundo que o rodeia. Prosseguir Leitura

E-mail this post



Remenber me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...

|

Filmes

13th Floor

2001 Space Odissey

Apocalipse Now

Avalon

Batman

Before Sunrise

Blade Runner (1ª - Pedro)

Blade Runner (2ª - Luís)

Blade Runner (3ª - Diogo)

Charlie & Choco Factory

Contact

Crash

David Gale (1ª - Luís)

David Gale (2ª - Diogo)

David Gale (3ª - Luís)

Der Untergang (A Queda)

Donnie Darko (1ªLuís)

Donnie Darko (2ªLuís)

Donnie Darko (3ªPedro)

Donnie Darko (4º Diogo)

Equilibrium

Fight Club

Final Fantasy

Goodbye Lenin

Harry Potter

Impostor

Ladrões de Bicicletas

Laranja Mecânica

Last Days

Memento

Metrópolis

Munich

One Flew Over The Cuckoo's Nest

Othello

Pulp Fiction

Rashomon

Star Wars (Diogo)

Star Wars (Luís)

The Assassination of Richard Nixon

The Bad Sleep Well

The Corpse Bride

The Final Cut

The Graduate

The Island

Throne of Blood

The Matrix (Luís)

The Matrix (Diogo)

Van Helsing

V For Vendetta!

Zorro

Entrevistas

 

Desidério Murcho (PDF)