« Home | Curtas-metragens de Filosofia » | Auditoria » | A Vendetta dos folhados de Salsicha V » | Editorial de Fevereiro, por Luís Rodrigues » | Bloguisses.... » | Sem palavras.... » | Curtas-metragens de filosofia » | Last Days, por Pedro Sargento » | Do Desconsolo dos Filósofos, por Luís Rodrigues » | Peripécias vividas por um filósofo português » 

terça-feira, fevereiro 07, 2006

12+1 Guerreiros da Paz e da Humanidade

Estranhos são os tempos em que vivemos. Estranho também é ver um filósofo árabe das idades medievais partilhar uma aventura com doze vikings. Ring a bell? Árabe, Islão, Viking, Dinamarca (Cartoons)? Bem, é isto que se passa em 13th Warrior, um filme pouco interessante mas com alguns méritos. Um desses méritos é relembrar-nos que a cultura árabe e islâmica medieval foi, nesses tempos, bem mais avançada que a cultura de certos povos viventes em cantos remotos da velha Europa, povos que hoje apelam à liberdade de expressão. Outro é mostrar-nos que a tolerância é, talvez, o mais inestimável e valioso dos bens de uma espécie (pouco) inteligente como o ser humano, espécie cindida por diferentes crenças religiosas e multifacetada, quer civilizacional quer culturalmente.
.
Seja então! Tolerância para a fé religiosa e tolerância para a liberdade de expressão. Ambas crenças, ambas racionais, ambas ainda e sempre por justificar de forma definitiva ou apodíctica (de um ponto de vista filosófico, claro).
.
Mas mais importante que isso é mesmo a lição central do filme: religião, adesões a crenças políticas e sociais, são meros acidentes em todos os indivíduos da espécie humana. Claro que estas propriedades acidentais - não essenciais - não são evitáveis e até são desejáveis do ponto de vista da multiculturalidade. Mas o que importa de facto é que somos todos, sem excepção, homens e mulheres, partilhando o essencial: necessidades, desejos, pensamentos, emoções e sentimentos. Eis as razões por que se esbatem as diferenças acidentais quando vislumbramos o horizonte de um caminho em conjunto rumo à eternidade. Demasiado lírico, dirão os mais desconfiados. Impossível, dirão os mais realistas. Uma aprendizagem, dirão aqueles que, como eu, alimentam a esperança de um mundo melhor.
.
Luís

E-mail this post



Remenber me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...

|

Filmes

13th Floor

2001 Space Odissey

Apocalipse Now

Avalon

Batman

Before Sunrise

Blade Runner (1ª - Pedro)

Blade Runner (2ª - Luís)

Blade Runner (3ª - Diogo)

Charlie & Choco Factory

Contact

Crash

David Gale (1ª - Luís)

David Gale (2ª - Diogo)

David Gale (3ª - Luís)

Der Untergang (A Queda)

Donnie Darko (1ªLuís)

Donnie Darko (2ªLuís)

Donnie Darko (3ªPedro)

Donnie Darko (4º Diogo)

Equilibrium

Fight Club

Final Fantasy

Goodbye Lenin

Harry Potter

Impostor

Ladrões de Bicicletas

Laranja Mecânica

Last Days

Memento

Metrópolis

Munich

One Flew Over The Cuckoo's Nest

Othello

Pulp Fiction

Rashomon

Star Wars (Diogo)

Star Wars (Luís)

The Assassination of Richard Nixon

The Bad Sleep Well

The Corpse Bride

The Final Cut

The Graduate

The Island

Throne of Blood

The Matrix (Luís)

The Matrix (Diogo)

Van Helsing

V For Vendetta!

Zorro

Entrevistas

 

Desidério Murcho (PDF)