Apesar de quase todos concederem que algumas das nossas formas de classificar objectos reflectem os nossos interesses, valores e finalidades, poucos negarão que a nossa forma de classificar os objectos é determinada pelos próprios objectos. Não é como se optássemos por chamar certas coisas triangulares, outras circulares, e ainda outras quadradas; essas coisas são triangulares, circulares, ou quadradas. Da mesma forma, haver elefantes ou carvalhos não é uma mera consequência do pensamento e linguagem humanos, segundo os quais há elefantes, carvalhos e paramécias. Essas coisas são o que são, surgem-nos como são, e o nosso pensamento e linguagem reflectem estes factos antecipadamente dados sobre elas.
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(Michael J. Loux, Metaphysics, a contemporary introduction, 2ª edition, Routledge)
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Considero o significado da Curta tão óbvio que dispensa ulterior explicação ou justificação. De referir apenas que apesar da curta ter sido retirada de uma obra de Metafísica, o seu conteúdo filosófico é marcamente epistemológico, i.e., refere-se à Teoria do Conhecimento - Tema que damos como encerrado por ora.
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Luís