« Home | Auditoria » | A Vendetta dos folhados de Salsicha V » | Editorial de Fevereiro, por Luís Rodrigues » | Bloguisses.... » | Sem palavras.... » | Curtas-metragens de filosofia » | Last Days, por Pedro Sargento » | Do Desconsolo dos Filósofos, por Luís Rodrigues » | Peripécias vividas por um filósofo português » | Cinematia II » 

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Curtas-metragens de Filosofia


"Se se tem amor pelo Absoluto, e não se pode abandoná-lo, então não resta nenhuma saída senão sempre contradizer-se e conectar extremos que se opõem." Friedrich Schlegel

Assim inauguramos as curtas-metragens cinefilosóficas de Fevereiro, que têm como tema-base a Estética. Tendo a Estética a ver sobretudo com a Imagem, achei que o espírito do Romantismo alemão serviria como um Martini serve de aperitivo a um romântico jantar italiano.
O Absoluto é um dos temas centrais da reflexão Estética do início do séc. XIX. Nomes como Schlegel, Schiller, Hölderlin ou Schelling impulsionaram, na Alemanha, o fervor levantado pela Revolução Francesa, transmitindo para a Filosofia as ideias revolucionárias e grandiosas que presidiriam, politicamente, à Revolução. Os românticos extasiam-se com o mundo, e principalmente pelas profundezas da alma humana. Sentem que cada ente aponta para a Unificação plena, o único Ser, aquele que a tudo pertence e ao qual tudo pertence. A transposição das dicotomias, feita através da união e da afirmação dessas mesmas dicotomias, prezando assim muito mais o princípio da contradição que o princípio da não-contradição, é para o Romantismo um leit-motiv não só filosófico, mas sobretudo Ético-Estético.
A época romântica, que nas questões da Filosofia do Conhecimento, principalmente, traduz-se no Idealismo (Fichte, Schelling, Schleiermacher e, depois, Hegel e Schopenhauer) pretende constituir-se como um Programa, um sistema político-pedagógico que daria à Humanidade a sensibilidade necessária para tomar bem conta de si. Enfim, será pela graciosidade desta ideia que o termo romântico adquiriu também o significado de ingénuo, sonhador ou irrealista?

Aqui está uma interessante e informativa colectânea de textos sobre o Romantismo.
.
.
.
Pedro

E-mail this post



Remenber me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...

|

Filmes

13th Floor

2001 Space Odissey

Apocalipse Now

Avalon

Batman

Before Sunrise

Blade Runner (1ª - Pedro)

Blade Runner (2ª - Luís)

Blade Runner (3ª - Diogo)

Charlie & Choco Factory

Contact

Crash

David Gale (1ª - Luís)

David Gale (2ª - Diogo)

David Gale (3ª - Luís)

Der Untergang (A Queda)

Donnie Darko (1ªLuís)

Donnie Darko (2ªLuís)

Donnie Darko (3ªPedro)

Donnie Darko (4º Diogo)

Equilibrium

Fight Club

Final Fantasy

Goodbye Lenin

Harry Potter

Impostor

Ladrões de Bicicletas

Laranja Mecânica

Last Days

Memento

Metrópolis

Munich

One Flew Over The Cuckoo's Nest

Othello

Pulp Fiction

Rashomon

Star Wars (Diogo)

Star Wars (Luís)

The Assassination of Richard Nixon

The Bad Sleep Well

The Corpse Bride

The Final Cut

The Graduate

The Island

Throne of Blood

The Matrix (Luís)

The Matrix (Diogo)

Van Helsing

V For Vendetta!

Zorro

Entrevistas

 

Desidério Murcho (PDF)