« Home | Curtas-metragens de filosofia » | Galáxia Anti-Maniqueísta, por Diogo Santos » | Lista de artigos até ao momento » | Tradução do Blog para Inglês (ou parecido) » | Determinismo e Liberdade » | Desarranjos do Humor » | AI, 2001 e Matrix, "fábulas" de máquinas demasiado... » | Ein Café? Viena a partir do noir. » | StarWars e o Maniqueísmo, por Luís Rodrigues » | Curtas-metragens de filosofia » 

segunda-feira, outubro 24, 2005

13th Floor, por Luís Rodrigues

(Aviso! Este artigo é clara, deliberada e intencionalmente, uma peça de pirataria filosófica. Adverte-se também que a exposição prolongada a este tipo de textos pode causar severos danos na saúde mental do leitor, nos seus conhecimentos filosóficos, e, mais grave ainda, nas suas convicções doutrinais sobre a verdade das suas crenças empíricas (ou outras) sobre a natureza da realidade e sobre a sua própria identidade pessoal. Aconselha-se uma leitura atenta e crítica a todos aqueles que conseguem ter um sentido de humor fino, que conseguem diferenciar o importante do acessório, o relevante do fútil, e, mais importante ainda, que conseguem distinguir o essencial do trivial quando se trata de procurar o saber. Informa-se, por último, que uma leitura acrítica e amorfa do texto pode conduzir a grave delito do foro intelectual, punível com pena de atraso mental que vai de seis meses até uma vida inteira de estupidez -- prisão perpétua)
-
O filme 13th Floor tem a particularidade de apresentar -- pelo menos -- dois problemas filosóficos com séculos e séculos de existência: primeiro, o problema do cepticismo epistémico que deriva, segundo, do problema de não haver contradição lógica em supor que somos cérebros em cubas, “ligados” ao mundo onde julgamos estar e que julgamos conhecer apenas por fios eléctricos ou sistemas wireless bluetooth . Estes problemas estão talvez ainda por resolver. Sendo tão ou mais cépticos que o céptico, podemos inclusive sugerir que nunca se irão resolver -- pois a sua resolução depende possivelmente de uma perspectiva do “olho de Deus” que nunca poderemos alcançar. Mas também não é menos correcto afirmar que ou nos deixamos de cepticismos pirrónicos ou nos devemos calar em nome da coerência. Todo aquele que afirma que “o conhecimento é impossível” tem que perceber que a sua própria afirmação terá que ser igualmente impossível (falsa), pois se fosse verdadeira qualquer afirmação seria falsa, incluindo essa, e, se fosse apenas falsa, apenas ficaríamos a saber que o conhecimento é, tanto quanto diz respeito a essa afirmação, possível. Estão confusos? Espantados? Cépticos? Humm…Ainda bem! Umas doses razoáveis de incerteza, espanto e cepticismo nunca fizeram mal àqueles que anseiam perceber o mundo e subir na escada do saber. Vamos então ao que interessa. Ler mais...

E-mail this post



Remenber me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...

|

Filmes

13th Floor

2001 Space Odissey

Apocalipse Now

Avalon

Batman

Before Sunrise

Blade Runner (1ª - Pedro)

Blade Runner (2ª - Luís)

Blade Runner (3ª - Diogo)

Charlie & Choco Factory

Contact

Crash

David Gale (1ª - Luís)

David Gale (2ª - Diogo)

David Gale (3ª - Luís)

Der Untergang (A Queda)

Donnie Darko (1ªLuís)

Donnie Darko (2ªLuís)

Donnie Darko (3ªPedro)

Donnie Darko (4º Diogo)

Equilibrium

Fight Club

Final Fantasy

Goodbye Lenin

Harry Potter

Impostor

Ladrões de Bicicletas

Laranja Mecânica

Last Days

Memento

Metrópolis

Munich

One Flew Over The Cuckoo's Nest

Othello

Pulp Fiction

Rashomon

Star Wars (Diogo)

Star Wars (Luís)

The Assassination of Richard Nixon

The Bad Sleep Well

The Corpse Bride

The Final Cut

The Graduate

The Island

Throne of Blood

The Matrix (Luís)

The Matrix (Diogo)

Van Helsing

V For Vendetta!

Zorro

Entrevistas

 

Desidério Murcho (PDF)